Hotel Lider
SANTA BÁRBARA

Santa Bárbara - MG

 

O Município histórico de Santa Bárbara é um dos mais antigos e tradicionais do estado. Berço natal do ex-Presidente Afonso Pena, possui construções dos séculos XVIII e XIX bem preservadas. Detinha em suas terras o Parque Natural do Caraça, mas após a emancipação de seu Distrito, Catas Altas, em 1996, perdeu a posse para o Município. Seu padroeiro é Santo Antônio.

 

Igreja Matriz de Santo Antônio

 

Monumento de vulto nacional edificado no século XVIII, por volta de 1713, em madeira e barro, possui um dos mais suntuosos conjuntos ornamentais do período colonial, mostrando o apogeu do ouro na região. Destaca-se a pintura do forro da capela-mor, de autoria do mestre Athayde considerada obra-prima do gênero.

Casa da Cultura

 

A Casa da Cultura, em estilo colonial barroco, possui fachada com seis janelas envidraçadas divididas simetricamente, possui poucos cômodos bem amplos, e a parte posterior onde se encontra a sala de jantar e a cozinha é contornada por uma varanda simples. Possui um grande quintal e um porão em alvenaria de pedra. Abrigou por um tempo a agência local dos Correios e Telégrafos.

Memorial Affonso Pena

 

A Casa Grande, que sedia o Memorial Affonso Penna, está localizada no complexo do Centro Histórico de Santa Bárbara. Além de ser um exemplar da arquitetura colonial, possui grande relevância histórica e simbólica para os santabarbarenses, já que nela nasceu, em 30 de novembro de 1847, o presidente Affonso Augusto Moreira Penna.

Casa do Mel


O local reforça a importância que o município dá a um de seus principais produtos: o mel. Santa Bárbara é, inclusive, conhecida como a capital do mel e tem seus produtos exportados para várias regiões do país e da América Latina. A cidade tem hoje o maior entreposto de beneficiamento de mel do Estado de Minas Gerais e o quinto maior do Brasil.

Casa do Mirante


A construção do Século XIX tem escada de acesso junto à parede lateral esquerda, mantendo uma característica das casas da época, com entrada por uma das laterais. Passou por várias transformações sendo a mais notória o erguimento de um mirante.

Santuário do Caraça


Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais, Brasil e dá nome ao antigo colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que abrange toda a região.